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Tudo que você precisa saber sobre a criação de um PDV: 6 passos importantes

Tudo que você precisa saber sobre a criação de um PDV: 6 passos importantes

Quando falamos em PDV, estamos nos referindo ao ponto de venda, que é o lugar onde ocorre a transação comercial entre o consumidor e o vendedor. É por isso que a criação de um PDV eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Ao criar um PDV, é importante levar em consideração a jornada do consumidor, que é o caminho que ele percorre desde o momento em que decide comprar até a conclusão da compra.

Neste artigo, vamos abordar tudo que você precisar saber sobre esta ação tão importante de trade marketing, do briefing a montagem, e apresentar as melhores práticas.

Conheça agora 6 passos mais importantes para uma iniciativa de sucesso.


Briefing

O briefing é a fase inicial da criação de um PDV e, é nessa etapa que você, cliente, e a equipe de uma empresa de PDV, como a Innovar, se reúnem para definir os objetivos e as expectativas do projeto.

É importante que todas as informações relevantes sejam coletadas, como o orçamento disponível, o público-alvo, o espaço disponível e as especificidades do produto ou serviço que será vendido.

Além disso, é essencial ter em mente a identidade visual da marca e como ela será aplicada. E, por falar nisso, você pode chegar com dois cenários:

  1. Quando você já tem um projeto em 3D, desenvolvido pelo arquiteto de sua companhia;
  2. Quando você não tem o projeto e precisa desenvolver a partir dele a iniciativa.

A Innovar, por exemplo, trabalha com os dois aspectos. O que mudará entre eles, além do budget, será o tempo de desenvolvimento. 


Conceito (caso ainda não tenha o projeto)

Após a fase de briefing, a equipe de criação e arquitetura começa a trabalhar no conceito do PDV. Nesta fase, são desenvolvidas ideias criativas que estejam alinhadas com as informações coletadas no briefing.

O objetivo é criar um conceito que seja atraente e que se destaque no ambiente em que o PDV será instalado.

É importante lembrar que o conceito deve estar alinhado com o público-alvo e com o produto ou serviço que será vendido. Por exemplo, se o público-alvo for jovem e antenado, a ação deve ser moderna e inovadora. Já se o produto for de luxo, deve ser sofisticada e elegante.


Desenvolvimento (se você já tem um projeto, começará daqui para frente)

Com o conceito definido, a equipe começa a trabalhar no desenvolvimento do PDV. Nesta fase, são criados os desenhos técnicos que irão representar o Ponto de Vendas final.  “A Innovar traz aqui também o vídeo experiência, que simula a jornada do shopper no local. Outro ponto relevante é que, nessa fase, são levantados pontos de correção a partir do processo de engenharia reversa”, explica Natan Nazário Côrrea, CEO da companhia.

É preciso pensar em elementos como iluminação, decoração e sinalização, que ajudam a criar um ambiente agradável e que estimule o consumidor a comprar.


Produção

Com o desenvolvimento concluído, é hora de partir para a produção do PDV. Nesta fase, são fabricados os elementos que o compõem, como prateleiras, balcões, displays e outros itens de decoração. “Por ter um parque fabril, ou seja, 100% da confecção das peças dentro de casa, na Innovar, ganhamos em tempo e em preço”, conta Côrrea.


Logística

A logística é uma fase importante na criação de um PDV, pois é ela que garante que todos os elementos produzidos cheguem ao local de montagem no prazo correto e nas condições adequadas. É preciso ter um plano logístico bem estruturado para evitar atrasos e imprevistos.

Além disso, é imprescindível pensar na logística reversa, ou seja, no que será feito com os elementos do Ponto de Vendas após o período de utilização.

Se os elementos forem reaproveitáveis, é importante pensar em uma forma de armazená-los e utilizá-los em outras ocasiões.


Montagem

A montagem é a fase final da criação de um PDV e, é nesta etapa que todos os elementos produzidos são instalados no local. É o momento que o lojista recebe a peça e começa a trabalhar as vendas a partir do mostruário, dos produtos dispostos.


Faça a escolha certa para um PDV de sucesso | Innovar

Como você pôde conferir neste artigo, a criação de um PDV não é um processo isolado. Logo, é importante ter em mente a identidade visual da marca e como ela será aplicada em outros pontos de contato com o consumidor, como materiais de comunicação, embalagens e até mesmo o ambiente virtual.

A criação de um Ponto de Venda eficiente deve fazer parte de uma estratégia de comunicação integrada que visa fortalecer a imagem da empresa e aumentar as vendas.

Você está pronto para criar um PDV de sucesso? Então, conheça a Innovar, a empresa que oferece soluções de ponta a ponta para criar ações memoráveis no seu PDV.

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