O showroom pode ser um grande aliado na hora de posicionar a sua marca e consequentemente aumentar a rentabilidade do seu negócio.
O showroom se tornou algo indispensável nos negócios atualmente, uma forma de não apenas expor o seu produto, como também, proporcionar a melhor experiência para o cliente e fortalecer a sua marca no mercado.
Neste artigo você vai entender:
- O conceito de showroom;
- Por que fazer um showroom;
- Como fazer um showroom;
- Os benefícios que isso trará para a sua marca.
Showroom: conceito
A palavra showroom tem origem inglesa, sua tradução significa sala de exposição, como o próprio nome menciona, o showroom é um local para expor os seus produtos e permitir que os clientes façam os testes antes de efetuar a compra.
O showroom costuma ser frequente em grandes eventos, onde as empresas exibem seus produtos ou serviços.
Por que fazer um showroom?
Para que você consiga entender o porquê de fazer um showroom, é importante esclarecer primeiro sobre os níveis de consciência do consumidor que foram desenvolvidos por Gene Schwartz.
Onde ele divide os níveis de consciência do consumidor em 5:
1- Mais consciente;
2- Consciente de produto;
3- Consciente da solução;
4- Consciente do problema;
5- Totalmente inconsciente.
Todos os consumidores e potenciais clientes se encontram em algum dos níveis de consciência citados acima, o que se torna um fator relevante na hora de fechar a compra.
Entre os 5 níveis de consciência, o que mais importa, especialmente quando se trata de showroom, é o nível 3 em que o consumidor se encontra consciente da solução. Onde ele sabe do que precisa para resolver o problema, porém não sabe bem o que o seu produto oferece, ou seja, como ele fará isso.
É neste momento que o showroom deve cumprir o seu papel, mostrar os seus produtos, permitir que os clientes façam o teste, além de mostrar como os problemas serão solucionados.
Esse é o maior objetivo de um showroom, proporcionar a experiência que o cliente vai ter com aquele produto. É por meio dessa conscientização que o cliente vai optar pela compra.
Como fazer um showroom?
Em primeiro lugar é preciso entender o objetivo que deverá ser atingido e depois disso fazer um planejamento. Um fator muito importante para ser considerado no planejamento é o público, tudo deve ser pensado para que esses clientes se sintam à vontade.
Depois que você entende que tipo de público o showroom deve atender, fica bem mais fácil fazer o planejamento.
O que deve ser pensado no planejamento do showroom:
- Espaço: Por mais óbvio que pareça, pensar no espaço em que os expositores estarão dispostos é essencial, pois se isso não for bem planejado pode impactar negativamente o percurso do cliente entre os mostruários. Além disso, se o espaço não for suficiente para acomodar todas as pessoas, isso pode afugentar os clientes.
- A experiência com os produtos: Mesmo que o conceito de showroom seja sala de exposição, a experiência que o cliente terá, é também um dos objetivos dos mostruários. Desse modo, ter o cuidado em pensar na interação que o consumidor vai ter com o produto é crucial.
- Experiência multissensorial: Explorar todos os sentidos é uma estratégia essencial para que o showroom cumpra seu objetivo com excelência. Como explorar cada sentido.
- Visão: investir em uma boa iluminação nas salas de exposição é importante, além de mostruários organizados, limpos, ambientes sinalizados, coerentes e que estejam harmonizados, isso faz uma grande diferença e tem o poder de elevar o valor do produto.
- Olfato: O cheiro pode contribuir para o consumidor associá-lo a sua marca e também com a permanência no local.
- Audição: Os sons podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável se for usado com moderação, ou seja, em um volume que não perturbe, caso contrário pode atrapalhar a experiência do cliente no showroom.
- Paladar: Deixar o cliente à vontade e mais confortável no local, com água, café e algum lanche são formas de tornar a exposição completa para o consumidor.
- Tato: A experiência de tocar no produto, sentir a textura, conforto, ergonomia. É um dos sentidos que aproximam o cliente do produto e permitem que ele saiba se aquele produto vai atender suas expectativas.
Os benefícios do showroom para a sua marca
Inúmeros são os benefícios de um showroom para a sua marca, para a fidelização de clientes e para a rentabilidade do negócio. Dessa maneira, é válido pontuar cada um deles:
- Aumenta a percepção de valor: A forma como é exposto ajuda a mostrar o valor do produto para o consumidor e mostrar que a empresa pretende entregar o melhor e está disposta a oferecer uma experiência excelente ao cliente.
- Fideliza clientes: Traz confiança e credibilidade para a marca, além de passar a imagem de uma empresa comprometida com a excelência e preocupada com a experiência do consumidor.
- Maior conexão: Aumenta a aproximação com o cliente por ser um local mais intimista, dessa forma gera mais conexão.
- Extinguir medos: Nem todos os clientes são adeptos das compras onlines, especialmente por não conseguirem olhar ou tocar o produto, o showroom pode extinguir esses medos.
- Diminui a troca de produtos: A experiência que a exposição e os testes possibilitam, diminui as chances de troca, pois o cliente consegue sanar as dúvidas.
Como o showroom pode aumentar as suas vendas
Apesar das compras onlines terem se tornado cada vez mais frequentes, ainda há pessoas que não se adaptaram a essa nova modalidade de compra.
Portanto, muitos ainda precisam olhar e tocar os produtos antes de tomar a importante decisão de fazer a aquisição. Até mesmo aqueles que navegam online em busca dos produtos, gostam das exposições para ter certeza antes de efetuar a compra.
Exatamente por propiciar a experiência com o produto, o showroom atua como uma estratégia para sanar dúvidas e quebrar objeções daqueles que ainda não fizeram a compra.
Dessa forma, ele conscientiza o comprador da solução que o produto oferece e consequentemente essa estratégia ajuda a aumentar as vendas.
A solução para fazer um showroom excepcional
A Innovar sabe que fazer um showroom impecável é determinante para aumentar as vendas e garantir uma boa experiência para os consumidores.
Nessa perspectiva, a Innovar é especialista em tornar o seu showroom real, pois criar experiências faz parte do dna da nossa empresa. Desse modo, a Innovar conta com profissionais especializados em entregar agilidade e excelência em cada projeto desenvolvido.
Uma empresa que nasceu em família e que expandiu para uma família ainda maior, a de seus colaboradores, com potencial de indústria enorme e com foco em proporcionar:
- Inovação;
- Acompanhamento personalizado de projetos;
- Excelência na entrega;
- Agilidade no processo;
- Foco do e no cliente.
Dessa forma, a Innovar sabe como fazer o showroom perfeito para o seu projeto e proporcionar a experiência que seu cliente precisa.