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Por que fazer um showroom pode ajudar nas vendas?

Por que fazer um showroom pode ajudar nas vendas?

O showroom pode ser um grande aliado na hora de posicionar a sua marca e consequentemente aumentar a rentabilidade do seu negócio.

O showroom se tornou algo indispensável nos negócios atualmente, uma forma de não apenas expor o seu produto, como também, proporcionar a melhor experiência para o cliente e fortalecer a sua marca no mercado.

Neste artigo você vai entender:

  • O conceito de showroom;
  • Por que fazer um showroom;
  • Como fazer um showroom;
  • Os benefícios que isso trará para a sua marca.

Showroom: conceito

A palavra showroom tem origem inglesa, sua tradução significa sala de exposição, como o próprio nome menciona, o showroom é um local para expor os seus produtos e permitir que os clientes façam os testes antes de efetuar a compra.

O showroom costuma ser frequente em grandes eventos, onde as empresas exibem seus produtos ou serviços.

Por que fazer um showroom?

Para que você consiga entender o porquê de fazer um showroom, é importante esclarecer primeiro sobre os níveis de consciência do consumidor que foram desenvolvidos por Gene Schwartz.

Onde ele divide os níveis de consciência do consumidor em 5:

1- Mais consciente;

2- Consciente de produto;

3- Consciente da solução;

4- Consciente do problema;

5- Totalmente inconsciente.

Todos os consumidores e potenciais clientes se encontram em algum  dos níveis de consciência citados acima, o que se torna um fator relevante na hora de fechar a compra.

Entre os 5 níveis de consciência, o que mais importa, especialmente quando se trata de showroom, é o nível 3 em que o consumidor se encontra consciente da solução. Onde ele sabe do que precisa para resolver o problema, porém não sabe bem o que o seu produto oferece, ou seja, como ele fará isso.

É neste momento que o showroom deve cumprir o seu papel, mostrar os seus produtos, permitir que os clientes façam o teste, além de mostrar como os problemas serão solucionados.

Esse é o maior objetivo de um showroom, proporcionar a experiência que o cliente vai ter com aquele produto. É por meio dessa conscientização que o cliente vai optar pela compra.

Como fazer um showroom?

Em primeiro lugar é preciso entender o objetivo que deverá ser atingido  e depois disso fazer um planejamento. Um fator muito importante para ser considerado no planejamento é o público, tudo deve ser pensado para que esses clientes se sintam à vontade.

Depois que você entende que tipo de público o showroom deve atender, fica bem mais fácil fazer o planejamento.

O que deve ser pensado no planejamento do showroom:

  • Espaço: Por mais óbvio que pareça, pensar no espaço em que os expositores estarão dispostos é essencial, pois se isso não for bem planejado pode impactar negativamente o percurso do cliente entre os mostruários. Além disso, se o espaço não for suficiente para acomodar todas as pessoas, isso pode afugentar os clientes.
  • A experiência com os produtos: Mesmo que o conceito de showroom seja sala de exposição, a experiência que o cliente terá, é também um dos objetivos dos mostruários. Desse modo, ter o cuidado em pensar na interação que o consumidor vai ter com o produto é crucial.
  • Experiência multissensorial: Explorar todos os sentidos é uma estratégia essencial para que o showroom cumpra seu objetivo com excelência. Como explorar cada sentido.
  • Visão: investir em uma boa iluminação nas salas de exposição é importante, além de mostruários organizados, limpos, ambientes sinalizados, coerentes e que estejam harmonizados, isso faz uma grande diferença e tem o poder de elevar o valor do produto.
  • Olfato: O cheiro pode contribuir para o consumidor associá-lo a sua marca e também com a permanência no local.
  • Audição: Os sons podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável se for usado com moderação, ou seja, em um volume que não perturbe, caso contrário pode atrapalhar a experiência do cliente no showroom.
  • Paladar: Deixar o cliente à vontade e mais confortável no local, com água, café e algum lanche são formas de tornar a exposição completa para o consumidor.
  • Tato: A experiência de tocar no produto, sentir a textura, conforto, ergonomia. É um dos sentidos que aproximam o cliente do produto e permitem que ele saiba se aquele produto vai atender suas expectativas.

Os benefícios do showroom para a sua marca

Inúmeros são os benefícios de um showroom para a sua marca, para a fidelização de clientes e para a rentabilidade do negócio. Dessa maneira, é válido pontuar cada um deles:

  • Aumenta a percepção de valor: A forma como é exposto ajuda a mostrar o valor do produto para o consumidor e mostrar que a empresa pretende entregar o melhor e está disposta a oferecer uma experiência excelente ao cliente.
  • Fideliza clientes: Traz confiança e credibilidade para a marca, além de passar a imagem de uma empresa comprometida com a excelência e preocupada com a experiência do consumidor.
  • Maior conexão: Aumenta a aproximação com o cliente por ser um local mais intimista, dessa forma gera mais conexão.
  • Extinguir medos: Nem todos os clientes são adeptos das compras onlines, especialmente por não conseguirem olhar ou tocar o produto, o showroom pode extinguir esses medos.
  • Diminui a troca de produtos: A experiência que a exposição e os testes possibilitam, diminui as chances de troca, pois o cliente consegue sanar as dúvidas.

Como o showroom pode aumentar as suas vendas

Apesar das compras onlines terem se tornado cada vez mais frequentes, ainda há pessoas que não se adaptaram a essa nova modalidade de compra.

Portanto, muitos ainda precisam olhar e tocar os produtos antes de tomar a importante decisão de fazer a aquisição. Até mesmo aqueles que navegam online em busca dos produtos, gostam das exposições para ter certeza antes de efetuar a compra.

Exatamente por propiciar a experiência com o produto, o showroom atua como uma estratégia para sanar dúvidas e quebrar objeções daqueles que ainda não fizeram a compra.

Dessa forma, ele conscientiza o comprador da solução que o produto oferece e consequentemente essa estratégia ajuda a aumentar as vendas.

A solução para fazer um showroom excepcional

A Innovar sabe que fazer um showroom impecável é determinante para aumentar as vendas e garantir uma boa experiência para os consumidores.

Nessa perspectiva, a Innovar é especialista em tornar o seu showroom real, pois criar  experiências faz parte do dna da nossa empresa. Desse modo, a Innovar conta com profissionais especializados em entregar agilidade e excelência em cada projeto desenvolvido.

Uma empresa que nasceu em família e que expandiu para uma família ainda maior, a de seus colaboradores, com potencial de indústria enorme e com foco em proporcionar:

  • Inovação;
  • Acompanhamento personalizado de projetos;
  • Excelência na entrega;
  • Agilidade no processo;
  • Foco do e no cliente.

Dessa forma, a Innovar sabe como fazer o showroom perfeito para o seu projeto e proporcionar a experiência que seu cliente precisa.

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