Como o ponto de venda bem planejado e inserido nas novas tendências podem ajudar na experiência do consumidor e consequentemente ajudar na rentabilidade do negócio.
O ponto de venda é essencial para os negócios, sua formação pode ser baseada em técnicas e estratégias de merchandising. Saber construir a experiência do cliente dentro do ponto de vendas, além de conseguir a fidelização, é mais rentável para a empresa, devido ao aumento das vendas.
Diante disso, neste artigo você entenderá:
- Conceito de ponto de venda;
- A relação do merchandising com o ponto de venda;
- Tendências do ponto de venda.
Conceito do ponto de venda
O ponto de venda, conhecido também como pdv, é o local onde o consumidor efetua a compra, ou seja, ele tem contato com os produtos.
De acordo com o livro merchandising no ponto de venda da Regina Blessa, 85% das compras são decididas dentro do ponto de venda. Dessa maneira, o pdv se caracteriza como parte fundamental no momento da venda, o que desperta atenção e cuidado entre as empresas na hora de montar um ponto de venda.
A relação do ponto de venda com merchandising
Merchandising são técnicas aplicadas para que os produtos sejam expostos de uma forma estratégica e assim gerar o desejo de compra no consumidor. Portanto, não dá para falar sobre ponto de venda sem citar merchandising.
O merchandising explora as abordagens multissensoriais e isso pode influenciar a experiência do cliente de uma forma positiva ou negativa.
As abordagens multissensoriais e como isso influencia no pdv:
- Visão: a primeira impressão que o consumidor tem do ponto de venda é iluminação, vitrinas, fachadas, a forma como os produtos são expostos, sinalização, organização e limpeza. Todos esses aspectos do merchandising são levados em conta e isso determina se o cliente vai permanecer no pdv e se vai efetuar a compra.
- Audição: sons, quando bem usados podem ser um fator determinante para a permanência do cliente no pdv, por isso deve estar sempre em um volume que não incomode.
- Olfato: O cheiro no ponto de venda, pode auxiliar e fazer o cliente associá-lo com a marca.
- Tato: Os produtos bem expostos e organizados no pdv, além de permitir a fácil visualização, permite também que o cliente tenha contato físico e aumenta as chances de vendas.
- Paladar: Desde uma água até um café, isso pode ser importante para tornar a experiência do cliente mais agradável no pdv.
Tendências do PDV
A qualidade e eficiência que o ponto de venda deve ter, é algo indiscutível, pois o comportamento do consumidor mudou, tendo se tornado mais exigente.
Nesse viés, as tendências para o pdv devem acompanhar a mudança de comportamento do consumidor. Abaixo está listado as tendências:
Assertividade
Nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais sem tempo, por isso o consumidor está cada vez mais assertivo, ele não quer ficar dando voltas pelo pdv, pelo contrário, tudo que o cliente quer é rapidez para encontrar os produtos que necessita.
Algo que justifica esse comportamento é a velocidade com que as coisas acontecem atualmente e isso se reflete no comportamento do consumidor.
Dessa forma, a internet se torna uma aliada para que o cliente tenha a possibilidade de fazer grande parte da pesquisa de produtos, preços e concorrentes no ambiente virtual, o que prova que ele não quer perder tempo no ponto de venda.
Portanto, o ponto de venda deve levar em consideração alguns fatores para auxiliar a assertividade do cliente, como:
- visibilidade: produtos bem expostos e organizados;
- experiência: usar os sentidos multissensoriais pode elevar a experiência do cliente no pdv;
- Rota no pdv: a sinalização adequada auxilia o cliente a encontrar os produtos de que precisa;
- Equipe preparada: profissionais que estejam preparados para auxiliar o cliente, facilitam a jornada dele no pdv.
Cross merchandising
A palavra cross, significa cruzar, e merchandising como dito acima, são técnicas aplicadas para que os produtos sejam expostos de uma forma estratégica e assim gerar o desejo de compra no consumidor.
Dessa forma, cross merchandising é a exposição cruzada de produtos. Funciona da seguinte forma: expor produtos que tenham alguma relação de consumo.
Isso facilita para o cliente, porque impede que ele esqueça o produto que precisa levar para ter a experiência completa. Além disso, essa forma estratégica de expor os produtos ajuda nas vendas.
Presença nos ambientes virtuais
Ter uma equipe que saiba fazer o atendimento online é um elemento imprescindível para o ponto de venda.
O atendimento através das redes sociais, antes visto como complemento, e hoje como parte do atendimento ao consumidor, permite que o cliente consiga sanar suas dúvidas, sobre produto, preço para só depois ir até o ponto de venda e concluir a compra.
Dessa forma, a presença no digital se faz obrigatória, mesmo que o cliente vá até o pdv, o atendimento se inicia nos ambientes virtuais.
O layout no pdv
Um layout bem planejado e bem executado faz muita diferença na experiência do cliente dentro do ponto de venda.
Planejar a rota do cliente e o espaço que os produtos estarão dispostos ajudam a deixar o ambiente bonito e organizado, um fator importante e que estimula alguns sentidos multissensoriais.
Desse modo, a forma como as prateleiras e gôndolas ficam dispostas no ponto de venda podem auxiliar ou atrapalhar a experiência do cliente e como ele será atraído pelos produtos.
Assim, projetos que sejam personalizados, ou seja, pensados em cada espaço do ponto de venda, tornam o ambiente mais atrativo.
O projeto ideal para o seu ponto de venda
A Innovar sabe que a boa utilização do espaço no pdv são importantes para a jornada de compra do consumidor e por isso se especializou em tornar os projetos de pdv palpáveis.
Uma empresa que conta com uma equipe especializada com profissionais de construção civil, marcenaria, serralheria, arquitetos, comunicação visual e parte elétrica. Tudo isso para promover a experiência e conseguir a solução ideal para o seu espaço.
Criar experiência faz parte do DNA da Innovar, uma empresa que nasceu em família e que expandiu para uma família ainda maior, a de seus colaboradores.
O propósito da Innovar é desenvolver soluções em espaços voltados para ações de merchandising que vão de encontro às tendências do setor com ações que variam de pequenas iniciativas, como a montagem de displays e totens, até amplos projetos de ponto de vendas e showroom, além de iniciativas customizadas.
Uma indústria familiar com enorme potencial e produção em escala, além da preocupação de proporcionar:
- Inovação;
- Acompanhamento personalizado de projetos;
- Excelência na entrega;
- Agilidade no processo;
- Foco do e no cliente.
Dessa forma, a Innovar se torna autoridade em entregar a solução para o seu projeto.