O merchandising pode ser um aliado na valorização do seu produto e consequentemente gerar mais vendas.
Merchandising se caracteriza como uma forma de marketing, é um termo que tem sido muito utilizado nos dias de hoje, mas a sua prática vem de alguns anos atrás. Neste artigo nós abordaremos sobre o conceito de merchandising.
Além de nos aprofundarmos mais sobre:
- Quando surgiu o merchandising;
- Os tipos de merchandising;
- Sua importância nos dias atuais.
Para entender mais sobre esses assuntos, confira este artigo.
Merchandising: Conceito e quando surgiu
A palavra merchandising é inglesa e tem origem do francês merchand, na tradução significa mercadização.
Merchandising é uma estratégia de marketing, onde o objetivo é aumentar as vendas por meio da exposição de produtos de forma estratégica e com isso gerar o desejo de compra no consumidor.
Isso mobiliza cada vez mais as pequenas, médias e grandes empresas a aderirem a essa estratégia.
Claro que merchandising é apenas uma das muitas estratégias do marketing, mas ela tem se mostrado cada vez mais essencial quando o objetivo é expor os produtos da melhor forma para atrair mais clientes.
De acordo com a publicitária Regina Blessa, o merchandising apresenta-se “a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda”.
O que talvez a maioria não saiba é que apesar do nome merchandising parecer um conceito novo, a sua prática acontece há muitos anos. Seu surgimento ocorreu em 1930 nos Estados Unidos.
Quando os comerciantes, mesmo sem dispor de conhecimentos sobre merchandising, observaram que os produtos vendiam mais quando eram colocados em prateleiras ao invés de serem dispostos atrás dos balcões.
Com isso, eles foram implementando cada vez mais estratégias, como:
- Categorias dos produtos;
- Precificação em todos os produtos;
- Prática das exposições em grandes quantidades;
- Cestinhas para aumentar o volume de compras;
- Carrinhos quando as cestinhas não fossem suficientes.
Todas essas ações foram implementadas através da observação e do interesse em ajudar o cliente a suprir suas necessidades, como também, conseguir aumentar as vendas.
Os tipos de merchandising
Há vários tipos de merchandising e cada um possui características diferentes. No entanto, os objetivos são os mesmos: valorizar o produto para despertar a atenção do comprador. Logo abaixo, vou citar cada um deles:
● Visual merchandising
Conforme a Roberta Blessa, “o Merchandising Visual usa o design, a arquitetura e a decoração para aclimatar, motivar e induzir os consumidores à compra.”
Os aspectos sensoriais são grandes aliados para o marketing e consequentemente para o merchandising. Dessa forma, o visual merchandising explora o sentido da visão, assim organizam os produtos de uma forma que eles fiquem harmônicos aos olhos dos clientes. Alguns exemplos de visual merchandising:
- Vitrina: Há anos são usadas para levar clientes a entrarem nas lojas, o seu grande objetivo é atrair as pessoas que passam por ela. Uma boa vitrina deve ser mutável e se adequar para suprir as expectativas dos possíveis clientes.
- Aspectos internos: São usados para conseguir manter o cliente na loja com o objetivo de que ele efetue a compra. Diante disso, layout, organização, limpeza e iluminação serão fatores decisivos para a permanência no local.
● Merchandising de sedução
Esse tipo de merchandising explora os outros quatro sentidos: olfato, audição, paladar e tato. O que torna a experiência multissensorial, facilitando a criação de conexão emocional e a tomada de decisão. Quando dois ou mais sentidos são combinados, deixam a experiência do cliente mais positiva.
- olfato: muito comum nas lojas de perfumarias e em praças de alimentação;
- audição: a música é um modo de tornar o ambiente mais confortável;
- paladar: uma forma de deixar o local mais agradável, quando o cliente pode tomar aquele cafezinho enquanto aguarda o atendimento;
- tato: esse último quando associado a visão, tornam a experiência única, o contato real com o produto faz toda diferença.
● Merchandising editorial
Esse tipo de merchandising explora a exposição do produto através de novelas, filmes e reality shows. Isso atrai os telespectadores e os motivam a fazer uso do produto.
Um aspecto positivo desse tipo de merchandising é que o produto não tem tempo de duração predeterminada, além de permanecer acessível por um bom tempo.
Outro ponto positivo é que o produto será associado a uma pessoa, filme que o cliente gosta e automaticamente isso vai gerar identificação e interesse pela compra do produto.
Porém, essa associação pode ser negativa para o produto no momento que a pessoa ou filme se envolver em escândalos, o que traz prejuízos para a marca em questão.
A importância do merchandising na contemporaneidade
De acordo com a publicitária Regina Blessa, “85% das decisões a respeito da compra são tomadas nos pontos de venda”. A partir disso, é compreensível a importância do merchandising para a exposição correta dos produtos, e como efeito, sua venda.
Nos dias atuais, o tempo virou algo escasso na vida das pessoas, há uma disputa acirrada entre as empresas pela atenção do cliente. E a empresa que consegue essa atenção tem grandes chances de fechar uma venda.
Diante disso, não basta apenas ter o produto é preciso saber expor ele, e usar as técnicas e estratégias que o merchandising disponibiliza é a forma mais rápida e inteligente para conseguir essa exposição.
A solução para concretizar o merchandising
A Innovar entende exatamente a importância do merchandising e se especializou para tornar essas estratégias palpáveis.
Criar experiências faz parte do DNA da Innovar, o seu propósito é desenvolver soluções em espaços voltados para ações de merchandising que vão de encontro às tendências do setor com ações que variam de pequenas iniciativas, como a montagem de displays e totens, até amplos projetos de ponto de vendas e showroom, além de iniciativas customizadas.
Nessa perspectiva, a Innovar tem uma equipe especializada com profissionais de construção civil, marcenaria, serralheria, arquitetos, comunicação visual e parte elétrica. Tudo isso para promover a experiência e conseguir a solução ideal para o seu espaço.
Uma empresa que nasceu em família e que expandiu para uma família ainda maior, a de seus colaboradores, visto que atuam incansavelmente para que tudo seja entregue com excelência e agilidade.
Experiências que a Innovar oferece aos seus clientes:
- Inovação;
- Acompanhamento personalizado de projetos;
- Excelência na entrega;
- Agilidade no processo;
- Foco do e no cliente.
Dessa maneira, a Innovar apresenta a solução perfeita para colocar em prática as estratégias de merchandising na sua empresa.