Estratégias integradas e multicanal – on e off – estão no eixo central
Novas possibilidades de comunicação, interação, ativação. Elas surgem a todo instante e entender como elas podem impactar a nossa vida e, principalmente, os negócios é o cerne da questão. E para falar sobre isso, a Innovar desenvolveu esse artigo, com base nos dados de um relatório super importante para o setor: “As novas regras do crescimento – Growth 2023”, da B&Partners. Boa leitura!
Comunicação integrada é a pedida da vez
Hoje, há um leque de oportunidades se pensarmos em quantidade e diversidade de canais de comunicação, não é mesmo? Entender em qual atuar, de que forma, com que objetivo e para que público são itens fundamentais para evitar o risco de mensagens conflitantes ou que provocam buracos na jornada do consumidor.
Já compreender o poder das estratégias integradas, certamente, pode ser o “pulo do gato” entre você e a concorrência, já que elas podem gerar maior consistência, rentabilidade e conversão.
Para Gerson Ribeiro, Diretor Executivo da Vitrio, empresa de mkt automation da B&Partners.co., na reportagem para o Meio & Mensagem, quando a gente pensa na integração do brand performance do digital e offline, é integrar tudo. “Colocar o usuário no centro, planejar com base em dados. Também distribuir qual verba é ideal para um topo de funil, para o meio de funiol e para a parte de performance bem distribuída”.
Em outras palavras, as ações devem englobar iniciativas que conversem e vendam. O ponto de vendas (PDV) tem um papel importante, assim como as mídias sociais, site e atendimento ao consumidor.
Fazer mais por menos ainda está na moda?
Hum! O cenário atual é pouco mais complexo do isso. O estudo da B&Partners, inclusive, ressalta que é “fazer mais, melhor, mais integrado, para pessoas mais exigentes, contra concorrentes de ponta, em um cenário de mídia complexo e gerando lucro por menos”.
Não existe uma fórmula pronta, entretanto, a certeza que temos é a de que o crescimento de um negócio passa pela abordagem end-to-end por meio de ações multicanal.
A nova dinâmica da influência
Como obter a atenção do consumidor? Qual geração atingir? E de que maneira? O relatório “Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica de Influência” aponta alguns insights importantes para essa questão. São eles:
A geração Z tem potencial de ditar os rumos da nova economia e a forma como as marcas comunicam seus objetivos.
- 63% esperam que a posição de uma marca sobre assuntos importantes esteja visível na hora da compra
- 59% deixarão de comprar um produto se não confiarem na empresa por trás da marca
Ou seja, é preciso acompanhar esse público, entender seu comportamento para criar cada vez mais estratégias assertivas e originais, pontos que falaremos no tópico a seguir.
É preciso ser original
Mais do mesmo vai trazer mais do mesmo resultado, ou pior, um declínio, já que a tecnologia avança, a forma de vender e consumir também e, é preciso acompanhar e se destacar. Existe até um livro com o título interessante que ilustra bem essa situação, ele chama “Mude ou morra!”. É bem direto, sabemos disso, mas vai direto ao ponto.
Isso quer dizer que é preciso ser original, criar iniciativas tanto on quanto off line (aqui entra o PDV) que esbanjem criatividade. E quando falamos de criatividade aqui não é apenas colocar uma série de recursos tecnológicos ou uma série de entretenimento em tudo, mas desenvolver algo diferente e que chame a atenção do público-alvo, que o deixe curioso, instigado e, que provoque desejo.
Ainda falando sobre criatividade, de acordo com o relatório “As novas regras do crescimento – Growth 2023”, um conteúdo que viraliza, uma ação que ganha público não é simplesmente engraçadinha. “É preciso que todos os envolvidos tenham uma visão compartilhada sobre o propósito e os principais atributos da marca para conseguir aproveitar esses momentos de uma forma autêntica e relevante. Quem não estiver preparado para comunicar com velocidade e autenticidade vai ter dificuldades de acompanhar a concorrência”.
Use e abuse dos dados
Informação é a palavra-chave do momento. Ter dados que apresentem o caminho é fundamental. Mas, cuidado, não são todas as informações que importam e, também não adianta ter uma enxurrada de informações. É preciso trabalhar a qualidade e direcionar toda a coleta para a criação e/ou correção de rumos. Afinal, entender o comportamento humano perante seus produtos e serviços, certamente, te ajudarão ir mais longe e de forma mais rápida.
Em resumo, o recado do estudo é:
“Quem deseja crescer em 2023 tem que deixar o playbook um pouco de lado, entender o seu consumidor e pensar numa estratégia end-to-end, ajustada para sua jornada”.
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