Entenda a importância deste período do ano e já comece a preparar o planejamento de 2023
Uma das datas mais impulsionadoras de compras ganha força hoje no comércio brasileiro, a Black Friday.
Tão aguardada por consumidores e empresas, ela, certamente, tem o potencial de dar aquele boom nas vendas. Para isso, entretanto, é necessário muito trabalho e planejamento.
E será sobre isso que o post da Innovar irá tratar hoje, afinal de contas, a ideia é ajudá-lo a projetar 2023.
Tópicos tratados:
- A força do Black Friday;
- Trade, merchandising e comunicação visual: saiba como eles elementos se complementam para criar ações arrasadoras;
- Inspire-se e já comece a planejar 2023.
Boa leitura!
A força do Black Friday
Criada nos EUA, a Black Friday é a data que motiva o mercado e gera oportunidades para empresários dos mais diversos segmentos. No Brasil, ela ganhou força em 2010 e, entrou de vez no calendário dos consumidores, que esperam ansiosos por promoções.
Em 2021, o evento movimentou mais de R$ 4,2 bilhões e, neste ano, a expectativa é um valor ainda maior, principalmente, porque alia-se a Copa do Mundo, trazendo ainda mais possibilidades de compra.
Segundo a pesquisa da Conversion, 96% dos brasileiros entrevistados disseram que pretendem aproveitar a Black Friday. Isso representa um amento de 8% na intenção de compras em comparação com 2021, e as categorias que mais se destacam são:
- Smartphones (15%)
- Eletrônicos e eletrodomésticos (15%)
- Moda e acessórios (12%)
- Calçados (11%)
- Cosméticos (9%)
Em relação ao perfil do consumidor:
- 17% se dizem atraídos a fazer compras pelos preços atrativos por conta dos descontos
- 12% aproveitam a data para fazer compras em apenas lojas conhecidas
- 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade
Quando o tema é valor, o estudo mostra que 32% das pessoas pretendem gastar entre R$1.000 e R$3.000, 20% pensam em gastar entre R$500 a R$1.000 e 17% preferem gastar entre R$150 e R$300.
Hora de caprichar no PDV
Este é o momento do ano de engajar e motivar as pessoas para o consumo. Portanto, ações de trade marketing, merchandising e comunicação visual não podem faltar. Para isso, é imprescindível planejar tudo com antecedência.
Cores, slogan, promoções e formas de pagamento devem se aliar ao visual. Ações on e off também, com uso de totens interativos, realidade virtual, uso de QR Code… A ideia é fisgar o olhar e despertar o desejo de compra. Então, quanto mais originalidade, melhor.
Com relação as ações de PDV, você pode criar:
- Showroom com todos os produtos que estão em promoção
- Expositores temáticos
- Totens: eles inclusive podem ser digitais e trazer gamificação, ou seja, ações que incentivem as pessoas a interagir, a concorrer a algum prêmio, por exemplo
- Projetos especiais desenvolvidos sob medida para uma ativação chamativa
Ah! Importante: antes da data é importante criar mensagens que gerem expectativa no consumidor (tanto na loja, como via comunicação digital – e-mail, whatsapp, site, mídias sociais etc.), avisando “olha só que está por vir!”. Afinal de contas, é importante que ele não só se lembre delas, como vá até você exatamente por causa delas.
Já comece a planejar o Black Friday 2023
O planejamento é importante para que a sua empresa tenha uma estratégia de vendas bem definida, além de preparar todo o seu time para a ação. Algumas etapas são importantes para isso:
Estabeleça metas
Uma sugestão é criar metas objetivas e simples de visualizar, como
- número de vendas;
- total de faturamento;
- total de lucro.
Dica: levante os dados deste ano e, crie metas factíveis a partir deles.
Crie descontos e promoções, tema, campanha
Com metas definidas, o próximo passo é elaborar as ações que vão ajudar a atingi-las. Para isso, é importante:
- Criar campanhas promocionais
- Planejar as ações de ponto de vendas, produtos que farão parte dos descontos
- Definir quem serão os públicos atingidos e a abordagem para eles
Sorteios, brindes e ações, como “pague 2 e leve 3” também costumam chamar a atenção. Na verdade, tudo aquilo que traz vantagem para o cliente gera um diferencial para a sua empresa.
Formas de pagamento
Oferecer flexibilidade e opções de pagamento podem ser decisivos no fechamento da compra. Portanto, ter um sistema que atenda para débito, crédito, PIX, boleto, entre outros será fundamental.
Comunicar é preciso
Com tudo definido, a campanha tem que entrar no ar com antecedência para instigar o consumidor, gerar expectativa e interesse.
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