Confira as tendências que vão levar a percepção do shopper para outro nível
Tecnologias, transformações, consciência ambiental e até inteligência artificial (IA) foram destaques da maior feira de varejo do mundo, a NRF. E a Innovar traz para você os temas que mais chamaram atenção e seus impactos para o mercado de ponto de vendas (PDV).
A experiência no centro de tudo
De drones a formas de pagamento por IA no PDV. Certamente, vale tudo para chamar a atenção e aguçar a curiosidade do consumidor com o objetivo, é claro, de gerar conversão.
Dentro desse contexto, segundo a Forbes Brasil, uma das soluções apresentadas no evento foi uma versão inteligente do tradicional carrinho do supermercado. “Através de algoritmos, itens colocados no carrinho foram identificados automaticamente, enquanto promoções e descontos em produtos relacionados foram mostrados no display. Pelo carrinho, foi possível, inclusive, pagar pelos produtos”, destaca a publicação.
Quanto ao futuro das lojas físicas? As tendências de PDV para elas também figuram dentro do tema “experiência”. O Retailtainment – estratégia de combinar experiências físicas e digitais para construir um varejo que também entretenha – foi fortemente abordado.
De acordo com a matéria publicada na Fluid, essa abordagem esteve presente na palestra de Martin Urrutia Islas, Head Global de Experiência de Varejo da LEGO. “O executivo falou sobre a necessidade de desenvolver novas experiências e plataformas que envolvam compradores e consumidores em diferentes pontos de contato no varejo”.
Praticidade: a compra na loja física precisa ser tão prática quanto a loja virtual
O conceito debatido na NFR chamado frictionless retail (varejo sem atrito) traz como eixo central o quesito “praticidade”, enfatizando que a compra na loja física precisa ser tão simples e dinâmica quanto pela loja virtual.
Nesse sentido, algumas das soluções apontadas no evento trouxeram self-checkout, pagamento por biometria, dentre outros que simplificam o processo e melhoram a experiência do consumidor.
O conteúdo da Fluid trouxe a valiosa citação de Alberto Serrentino, da Varese Retail, a respeito desse assunto: “Reinventar a loja é repensar o negócio, redefinindo indicadores, modelo de gestão e desenho organizacional. Isso impacta o layout, merchandising, atendimento e a tecnologia embarcada que suporta os processos operacionais das lojas físicas”.
Atenção para as novas gerações
Há alguns anos atrás, o que mais se ouvia era como atingir a Geração Z, depois, a Millenials e, hoje, já se discute como abordar a Geração Alpha (nascidos após 2010), pessoas que já nasceram em um mundo digital, um mundo no qual as redes sociais já eram ativas e uma forma de se expressarem e de se informarem.
Trazendo isso para o universo do PDV, isso se traduz em novas formas, não só de olhar para o shopper, mas de engajá-lo, de interagir. Ah! Outro ponto muito importante sobre este público é a consciência social e ambiental. Isso quer dizer que querem consumidor de marcas, de empresas que contribuam com o mundo de alguma maneira.
Digital em evidência
Tudo que for criado para o consumidor deve levar em consideração o digital, sempre que possível. E isso vale para o PDV também, que deve ter meios interativos, QR Code, realidade aumentada, IA, entre outros itens. Isso porque ajuda a conhecer melhor o computador do consumidor com base em dados para criar ações cada vez mais assertivas para impactá-lo.
Sustentabilidade em pauta
O futuro? É preciso cuidar do meio ambiente, da sociedade, das pessoas…enfim, do mundo para que ele continue existindo. Em razão disso, a sustentabilidade é um tema tão presente na esfera empresarial e, no mercado de varejo, não é diferente.
O próprio consumidor, hoje, tem esta consciência e busca por empresas com propósitos, que valorizem e respeitem toda a cadeia, assim como seus stakeholders.
Dentro desse contexto, os varejistas precisam atuar, cada vez mais, como protagonistas para que seus projetos sejam mais sustentáveis, da mesma forma que seus processos, sua logística, inclusive, o seu descarte.
Em resumo
- A experiência como o carro chefe para as tendências de PDV do ano: é preciso criar além da atração, mas interação, engajamento;
- Praticidade: simples e dinâmico como um e-commerce, esta é a nova pedida para as lojas físicas;
- Foco nas novas gerações: entender para atingir;
- Digital first. Mesmo o PDV físico, sempre que possível, deve considerar ações digitais, como QR Code, realidade virtual, entre outras;
- Sustentabilidade: as pessoas consomem de empresas e marcas com propósitos e que buscam por um mundo melhor para todos.
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